No atual sistema económico da EU, a investigação aponta para a necessidade crucial de responder criativamente à procura de educação e formação profissional (EFP) e à necessidade de aquisição de competências específicas. Através da adaptação e da integração de conteúdos inovadores, resultantes de um projeto LLP, o I-CAMPUS, a presente proposta de projeto, ST-ART APP, tem como objetivo desenvolver competências e promover a auto-empregabilidade através da criação de ligações entre a EFP, a educação e o mercado de trabalho com parceiros transnacionais (como instituições publicas e privadas de formação profissional, PME’s e Organizações e Fundações ativas no apoio e suporte à auto-empregabilidade) no sector das empresas inovadoras e do Património e Herança culturais.
É comummente aceite que o sucesso da promoção de competências-chave transcurriculares, aptidões transversais e atitudes requer uma diferente abordagem pedagógica não-tradicional e alterações na organização escolar e na cultura de gestão. Devido à elevada qualidade do Consórcio, composto por parceiros de 7 países europeus (Itália, Croácia, Dinamarca, Inglaterra, Grécia, Hungria e Portugal), o projeto visa providenciar aos grupos-alvo, jovens e empreendedores que desejam uma aproximação ao sector de negócio relacionado com empresas inovadoras e com o Património e Herança culturais, ferramentas que lhes permitam iniciar e dar continuação ao seu negócio nos sectores das indústrias inovadoras e do Património e Herança culturais. Os benificiários diretos irão adquirir capacidades e competências transversais como abordagem crítica, criatividade, espírito de iniciativa, resolução de problemas, avaliação de riscos, tomada de decisões e gestão construtiva de emoções.
O projeto permitirá às organizações do sector do ensino profissional trabalhar com parceiros de toda a europa, possibilitará o intercâmbio de boas práticas (Focus group) e ainda a melhoria das competências e da experiência da equipa de trabalho envolvida (mesa redonda e análise).
Devido à participação ativa nas atividades planeadas, os parceiros serão convidados a analisar, em primeira instância, as necessidades do grupo-alvo e de seguida o modo com que os conteúdos inovadores do I-CAMPUS podem ser adaptados às necessidades do grupo-alvo. Os parceiros irão discutir os resultados numa mesa redonda e trabalhar em conjunto para a criação de um novo suporte para fornecer um conjunto simples de competências-chave.
Ao desenvolver esta ação, queremos oferecer um conjunto de competências através de EPF (plataforma social online e web 2.0 – aplicação web para iOS e ANDROID) com o objetivo de melhorar a capacidade, a empregabilidade e as oportunidades no empreendedorismo em empresas inovadoras e no sector cultural por toda a união europeia. As ferramentas serão testadas durante um workshop e em todos os países dos parceiros.
Com o intuito de criar consciencialização sobre os resultados obtidos, será planeada uma série de atividades visando a divulgação dos mesmos (7 Seminários Nacionais e um Final Day Open).
O impacto a longo prazo deste projeto é promover a cultura de auto-empregabilidade, aumentando simultaneamente a internacionalização dos usuários finais da EFP, desenvolvendo um exemplo real e verdadeiro de uma ferramenta didática efetiva e interativa para beneficiários indiretos, os formadores da EFP.